sábado, 17 de novembro de 2012

Crítica Cinematográfica: Amanhecer - Parte 2

Bem, após ter feito a antevisão, resolvi mesmo fazer a crítica ao filme A Saga Twilight: Amanhecer - Parte 2... E prometo que vou tentar não deixar muitos spoilers que estraguem a experiência de quem ainda não foi ver!


A FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2

REALIZADOR: Bill Condon

ARGUMENTO: Melissa Rosenberg

ELENCO: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Elizabeth Reaser, Peter Facinelli, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Nikki Reed, Jamie Campbell Bower, Billy Burke, Mackenzie Foy, Dakota Fanning e Michael Sheen

GÉNERO: Aventura, Drama, Fantasia

DURAÇÃO: 115 minutos

CLASSIFICAÇÃO: M12

SINOPSE: Depois do nascimento de Renesmee, os Cullen reúnem os clãs de vampiros para proteger a criança de uma falsa alegação que coloca a família em confronto com os Volturi.

A CRÍTICA

Depois de uma Parte 1 bastante fraca (na minha humilde opinião!), as esperanças de uma boa Parte 2 eram fraquinhas... Mas Bill Condon, que manteve o seu lugar como realizador, conseguiu proporcionar um melhor Amanhecer, com mais acção e um twist capaz de levar qualquer um à loucura!

Depois de uns créditos iniciais bastante extensos, o filme começa onde o anterior parou: Bella a despertar já como vampira, com os seus sentidos bem apurados, depois de quase ter morrido ao da à luz a sua filha meia-humana meia-vampira.

Olhos vermelhos sedentos de sangue da recém-nascida Bella
Até aqui nada de anormal, a não ser o facto surpreendente de Kristen Stewart começar a mostrar que afinal até consegue ter algumas expressões faciais!

A história vai-se desenrolando com a adaptação de Bella ao vampirismo e ao estatuto de mãe protetora, com alguns momentos que deixam quase toda a gente a rir, tal como a pequena competição de força com o musculado Emmet (Kellan Lutz).

Emmett versus Bella - Quem ganha?
Tudo parece um mar de rosas para Bella, Edward (Robert Pattinson) e Jacob (Taylor Lautner). Até que Irina (Maggie Grace), que ainda guarda ressentimentos pela morte do seu companheiro, decide reportar aos Volturi a existência de Renesmee (Mackenzie Foy)...

Irina Denali
Este é o momento em que tudo muda e que culminará no grande confronto entre o 'Team Renesmee', composto por vários clãs de vampiros amigos dos Cullen e pelos lobisomens, e o 'Team Volturi', o clã da família real de vampiros de Volterra e as suas testemunhas!

'Team Renesmee' versus 'Team Volturi'
Simplesmente fenomenal... E não me admiro nada se começar a ouvir dizer que este é o ponto alto de toda a saga!

Só me resta referir o brilhante momento final que, complementado com a bela homenagem nos créditos finais, funciona como um doce para todos os fãs que seguiram A Saga Twilight!

AS PERFORMANCES

As melhores prestações do filme são, sem surpresa alguma, as de Dakota Fanning e de Michael Sheen.

Dakota Fanning como Jane e Michael Sheen como Aro
Dakota Fanning é uma jovem de 18 anos muito talentosa, o que a coloca no patamar de atriz em ascensão. Como Jane em Amanhecer - Parte 2 hipnotiza-nos nas poucas cenas em que aparece, conseguindo transmitir um tumulto de emoções simplesmente com o seu olhar causador se sofrimento.

Quanto a Michael Sheen, interprete do temeroso líder dos Volturi, é praticamente impossível descrever de forma verdadeiramente fiel as suas imensas qualidades como ator. O seu Aro tanto tem de maquiavélico como de gracioso. É louco, excêntrico, tem classe e as suas falas são apelativas, mas o que não me saí da memória é a sua risada estridente!

Relativamente ao elenco novo, não posso deixar de referir o excelente desempenho de Lee Pace como o nómada Garrett, que é um dos vampiros da 'Team Renesmee' na luta contra os Volturi.

Lee Pace como Garrett
Admito que fiquei 'obcecada' por ele, apesar de já o conhecer da série de TV 'Malmequer, bem-me-quer'... Em Amanhecer - Parte 2, Garrett é charmoso e adorável, características inerentes ao seu interprete, e sempre que aparece rouba completamente a cena! A forma como se move, a sua curiosidade e espírito aventureiro e a interacção com Kate Denali... so cute!

Lee Pace como Garrett e Casey LaBow como Kate
― Se resistirmos ― segredou Garrett para Kate ―, nunca mais te livras de mim, mulher.
― Agora é que ele me diz isso ― refilou ela.

Amanhecer, p. 722

O MOMENTO

Apesar de ter adorado a parte final do filme ao som de 'A Thousand Years (Part 2)', onde não consegui conter as lágrimas, tenho de escolher o confronto com os Volturi como o melhor de Amanhecer - Parte 2!


Esta pequena adição ao filme é de nos deixar colados à pontinha da cadeira, a ter ataques cardíacos e a questionar-nos sobre a nossa memória. Foi uma experiência fantástica poder estar numa sala cheia de pessoas e sentir a tensão à medida que a cena decorria, e aquele sentimento no final da batalha... OMG, dou-lhe o prémio de momento WTF ?! (tinha de ser dito!)

O FALHANÇO

O CGI utilizado em Renesmee durante o seu crescimento. Isto já havia sido um falhanço em Amanhecer - Parte 1, aquando a sua aparição como bebé e na 'impressão natural' de Jacob...

Renesmee bebé e Renesmee mais velha
Mackenzie Foy, a interprete de Renesmee, é uma miúda linda! E ok, quiseram optar por inserir os traços da atriz em todas as fases de crescimento da filha de Edward e Bella mas, para o dinheiro que foi gasto na produção do filme, considero que se saíram bastante mal pois ficou com um aspecto bastante fake e muito pouco credível... Poderiam ter feito bem melhor!

O VEREDICTO



Vou ser sincera, estava ansiosa mas não fui para o cinema com grandes esperanças devido ao decréscimo de qualidade que verifiquei, filme após filme, desde Lua Nova a Amanhecer - Parte 1. Não incluí Crepúsculo porque, até antes de ver o capítulo final, era o meu filme favorito da Saga e o que menos falhas podia apontar. Mas tenho de admitir que já fiz as pazes com Bill Condon pela fraquíssima Parte 1 pois este Amanhecer - Parte 2 superou todas as minhas expectativas, e mais algumas! Desde Crepúsculo, é aqui que os atores me voltaram a mostrar que gostam do que estão a fazer e até a normalmente apática Kristen Stewart conseguiu surpreender-me, pela positiva desta vez.

Apesar de tudo isto, também sei dar o braço a torcer e confirmo que o filme tem falhas, principalmente a nível dos efeitos especiais, mas errar é humano e nem tudo é perfeito!

Eu li os livros, já fui muito mais fã do que sou neste momento, mas tudo é passageiro na vida! Como fã posso dizer que fiquei satisfeita com o desfecho dado a esta Saga Twilight. E mesmo quem não é fã da saga não saiu do cinema completamente desiludido... A sala 3 do Cinema ZON Lusomundo do Parque Nascente estava repleta de pessoas que se riam e emocionavam em uníssono!

Amanhecer - Parte 2 é sem dúvida alguma o melhor filme da Saga Twilight!



E vocês já foram ver A Saga Twilight: Amanhecer - Parte 2? Qual é o vosso veredicto?

XOXO
- S.

2 comentários:

  1. Concordo contigo... Acho que este foi o melhor filme... adorei mesmo.. e mesmo quem não viu os outros gostou deste, até mesmo os homens que acompanham as suas namoradas... heheh
    Foi um excelente filme, muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Dos 4 filmes da Saga, para mim, a segunda parte do amanhecer foi a melhor. E obrigado por me teres levado contigo :p

    ResponderEliminar